quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Acidente com catamarã no Rio. Ninguém explica acidente, diz jornal. Sindmar alerta para falta de treinamento


O texto na íntegra com a entrevista do presidente do Sindmar, Severino de Almeida.


Ninguém explica acidente com catamarã e tarifa pode aumentar
Agetransp, responsável pela fiscalização, estuda um aumento de R$ 2,80 para R$ 4,70 na tarifa Rio-Niterói



Passageiros formam longas filas no terminal da Praça Arariboia, em Niterói

RIO - Um dia depois do acidente de segunda-feira, que deixou 65 feridos, as causas da colisão do catamarã social Gávea I contra um píer desativado na Praça Quinze ainda são um mistério. Nem a concessionária Barcas S/A — que arrematou o serviço por cerca de R$ 33 milhões em 1998 e tornou-se detentora do monopólio em 2009 — soube explicar o choque. Apesar dos problemas enfrentados pelos passageiros, a Agência Reguladora de Transportes (Agetransp), responsável pela fiscalização, estuda um aumento de R$ 2,80 para R$ 4,70 na tarifa Rio-Niterói. O estado informou, porém, que não permitirá reajuste neste percentual (67,8%). Ágil quando o assunto é aumento, a agência julgou apenas 11 dos 30 processos abertos contra a concessionária em 2010 e 2011, período em que foram aplicadas multas no valor de R$ 1.441.780,09. A agência não informou quanto desse montante foi pago.

As soluções para os problemas ainda demoram. O governo do estado informou, por meio de nota, que a aquisição de 11 novas embarcações, anunciadas ano passado, não tem data para acontecer. Segundo o estado, a aprovação do empréstimo de cerca de R$ 350 milhões deverá ser concluída até janeiro de 2012, quando então poderá ser aberta a licitação para compra das barcas.

Barca envolvida em acidente deve ficar 10 dias fora de operação

A concessionária que administra o serviço diz que está operando abaixo de sua capacidade para atender à demanda diária que quase 100 mil passageiros. A maré poderá melhorar com a aquisição das embarcações da Transtur, que depende ainda de um processo de desapropriação pelo estado. De acordo com o governo, já foram realizadas as avaliações periciais e judiciais. O estado desapropriará uma barca no próximo mês e a segunda, assim que for reformada pela Transtur.
Usuário deve evitar horário de pico.

A colisão de segunda-feira tirou de circulação uma embarcação e provocou a interdição de duas pontes de embarque. O acidente reduziu para 80% a capacidade da concessionária. A Barcas S/A pede que, nos próximos dias, os usuários evitem utilizar o serviço nos horários de pico. A mesma solicitação já foi feita em abril de 2009, um dia depois de um quebra-quebra na Praça Quinze, motivado por atrasos nas embarcações e excesso de passageiros.

Na terça-feira, pelo menos, o pedido foi ignorado, e o cenário nos acessos à Estação Arariboia, em Niterói, ficou caótico. Longas filas se formaram entre 7h e 9h. Os usuários chegaram a aguardar até 30 minutos para conseguir embarcar. Para passar o tempo, o assunto não poderia ser outro: o que teria provocado a colisão foi a pergunta que mais ouvida no saguão.

Por meio de nota, a Capitania dos Portos informou que as causas serão conhecidas em até 90 dias, com a conclusão do inquérito sobre o caso. A capitania também esclareceu que a Gávea I, após reparo, necessitará ser submetida a nova inspeção pelo órgão.

O gerente de logística e relacionamento com o cliente das Barcas S/A, Mário Góis, disse que o acidente está sendo analisado pelos técnicos da empresa. Ele rebateu as acusações de que os tripulantes demoraram a atender as vítimas e informou ainda que o Gávea 1 deve ficar pelo menos dez dias fora de operação.

A concessionária afirma que, no último mês, houve um aumento de 20% na demanda por causa das obras do projeto Porto Maravilha, que têm acarretado longos engarrafamentos na Ponte Rio-Niterói e seus acessos. Somente com passagens, a concessionária arrecada R$ 320.400 por dia. No entanto, a empresa informa que a previsão é de fechar o ano no vermelho, com prejuízo de R$ 27 milhões.

Para o professor do Departamento de Engenharia da PUC-RJ José Eugênio Leal, a concessão não foi um bom negócio para a Barcas S/A:

— Do ponto de vista do operador, a concessão foi a pior possível. A Barcas tem que arcar com tudo, desde a manutenção até a aquisição de novas embarcações. Acredito que a empresa privada quis assumir a concessão para evitar concorrência e se atrapalhou.

Sindicato diz que falta treinamento

Leal acrescenta que o governo estadual e a concessionária devem priorizar o bom senso.
— Estamos falando de um transporte de massa. Nesse caso, o estado não tem a obrigação de intervir, mas pode colaborar. A Barcas também deve negociar.

O engenheiro Fernando Macdowell lembra ainda que, para o bom funcionamento do sistema de transporte marítimo, há necessidade de um plano integrado de transportes. Ele conta que, na década de 80, quando foi contratado pelo governo estadual para fazer um estudo sobre o assunto, sugeriu que os deslocamentos do Rio fossem semelhantes aos de Vancouver, no Canadá.
— Há necessidade de compatibilizar o transporte marítimo com o metrô. Atualmente, também falta flexibilidade operacional à Barcas.

Já o presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), Severino Almeida Filho, alertou para o risco da falta de treinamento da tripulação:

— É inexplicável que o catamarã tenha se aproximado do píer sem que fosse permitida nenhuma manobra. A embarcação deveria estar numa velocidade superior à recomendada. Esses profissionais devem passar por cursos que simulam acidentes e os procedimentos rápidos que devem adotar. Mas esse investimento no profissional não existe. Com isso, estamos abusando da sorte, com risco de vermos acidentes ainda muito maiores — comenta Severino Almeida, que acrescenta: — Não acredito que o acidente tenha sido por questão de máquinas ou equipamentos, mas sim de condições operacionais.

Apenas nos anos de 2010 e 2011, a Barcas S/A teve que responder a 30 processos regulatórios abertos pela Agetransp. De acordo com a agência reguladora, os principais motivos foram atrasos em viagens e problemas técnicos nas embarcações.
Ainda de acordo com a Agetransp, do total de processos aplicados, 11 foram julgados em sessão regulatória, mas dez são passíveis de recurso. Os outros processos estão em fase de instrução.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Baía de Alang, o cemitério dos navios



A baía de Alang, na Índia, é o maior cemitério de navios do mundo. É para lá que a Europa envia os seus barcos, muitas vezes com peças e material tóxico, prontos para serem desmantelados. Tudo o que provém dos navios é cortado e revendido à peça: aço, amianto, bóias, objectos decorativos... Desmanchar um navio na Ásia custa 100 vezes menos do que na Europa. O Toda a Verdade teve acesso ao local e falou com os trabalhadores que separaram os despojos dos barcos.

Imperdível.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Blogueiro Mercante e os desafios no mercado de trabalho


Recebemos este recorte de um artigo do Severino de Almeira, presidente do Sindmar, no jornal "Correio Braziliense". Vale a pena ler e refletir.

Clique na imagem.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vazamento de petróleo da Chevron. Você está acompanhando tudo?


A Mídia vem divulgando diariamente. O site G1 publicou a matéria cima (clique aqui para ler e ver). Responda enquete ao lado.

ITF também apoia a greve dos oficiais e eletricistas na Seacor

A Federação Internacional dos Trabalhadores emitiu nota em que expressa total solidariedade com a greve organizada pelos oficiais e eletricistas brasileiros contra a Seacor, pelo descaso em relação ao ACT no apoio marítimo.

No comunicado, divulgado em âmbito mundial, a ITF exige que as empresas de offshore que atuam no Brasil respeitem os direitos dos marítimos do país.

A ITF parabenizou os oficiais e eletricistas mercantes pela adesão à greve e “convida-os a manter a unidade até que as condições justas e dignas a bordo são obtidas”.

Fonte: site do Sindmar.

Blogueiro Mercante - Dicas de saúde. Cardiologistas confirmam: existe hora certa para beber água



Tá rolando na Internet. 

Sabia que...
... tomar água na hora correta maximiza os cuidados no corpo humano?

* 2 copos de água depois de acordar ajuda a ativar os órgãos internos.
* 1 copo de água 30 minutos antes de comer ajuda na digestão.
* 1 copo de água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
* 1 copo de água antes de ir  dormir evita ataques do coração.


Blogueiro Mercante - Cultura: Banda dos Fuzileiros Navais faz sucesso na Escócia



É pra ouvir e se orgulhar.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Blogueiro Mercante é solidário com os companheiros da SEACOR

É claro que o Blogueiro Mercante estará sempre do lado da categoria. Mandem informações e fotos para o nosso Blog. Leiam abaixo a nota divulgada no site do Sindmar.

Greve no offshore começa pela Seacor



Foto: Luciana Aguiar 

Oficiais e Eletricistas Mercantes vinculados à empresa Seacor Offshore do Brasil Ltda paralisaram suas atividades a partir das seis horas da manhã de segunda-feira, dia 14 de novembro. A greve conta com adesão total dos trabalhadores representados pelo SINDMAR que atuam na empresa.

O movimento traduz a indignação da categoria contra o descaso dos armadores do offshore quanto ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do setor, que ainda não foi celebrado.

O impasse criado pelos armadores se arrasta há quase dois anos, apesar da disposição do SINDMAR em negociar. Contudo, após diversas rodadas de árduo processo negocial, que incluíram mesas redondas mediadas pela Superintendência Regional de Trabalho e Emprego, no Rio de Janeiro, os empresários ainda se mostram inflexíveis. Diante de tal desrespeito, os companheiros da Seacor Offshore, que já vinham se mobilizando com firmeza, decidiram paralisar as atividades em defesa de seus direitos e da indispensável obtenção do ACT. Nada mais justo para trabalhadores que atuam num dos setores econômicos mais importantes e lucrativos do país, na atualidade, como é o Apoio Marítimo.

Conforme prevê a legislação brasileira (Lei 7.783/79), o SINDMAR comunicou a empresa e as autoridades competentes, com a devida antecedência, sobre a disposição de seus representados para a greve. Também em cumprimento à lei, encaminhou à Seacor Offshore a proposta para o ACT e aguarda o pronunciamento dos representantes patronais.

O Comando de Greve funcionará no regime de 24 horas para coordenar o movimento de paralisação, sempre de acordo com o que prevê a lei. Por indicação do Comando de Greve, as informações aos companheiros que participam do movimento serão prestadas exclusivamente através dos seguintes contatos:
Jailson – (21) 9276-3812
Marco Aurélio – (21) 9276-3814/ (22) 9202-2220
Edemir – (21) 9438-3840
Gisele – (21) 9438-4245

Nossa reivindicação é justa. Unidos somos ainda mais fortes – e venceremos!

Para quem é ligado em facebook. Usuários detestaram as mudanças. Deu no New York Times


Como quase todo mundo aqui usa o facebook, leia a interessante reportagem que deu no New York Times e foi reproduzida pelo site do msn. Clique aqui.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pelicano Mercante realiza Woodstock II. Três dias de paz, amor e ... boas recordações da vida do mar



O grupo Pelicano Mercante realizou nos últimos dias 4, 5 e 6 de novembro, no Hotel Três Pinheiros, em Engenheiro Passos-RJ, o já apelidado “Woodstock II”, evento de confraternização, que contou com a participação de mais de uma centena de colegas e seus familiares, congregando oficiais mercantes de várias turmas.
Este foi o segundo grande encontro dos Pelicanos Mercantes, reunidos sob a bandeira de promover a solidariedade entre os colegas da Marinha Mercante, unidos sob o compromisso de só divulgarem em sua Rede apenas o que seja bom, verdadeiro e útil.

Da mesma forma que no encontro realizado no ano 2010, em Nova Friburgo, o encontro propiciou aos participantes e familiares três dias de paz, amor e boas recordações da vida do mar.

Na sexta, foi comemorado o aniversário do CLC Carlos Weber, prático de São Luis (MA), um dos maiores entusiastas do grupo. Após cortar o bolo, Weber, que trouxe do Maranhão e do Rio vários amigos e familiares, declarou ter celebrado o aniversário mais feliz de sua vida, acompanhado de novos e velhos companheiros do mar. Seguiu-se um baile com um conjunto que tocou músicas dos anos 60 e 70.

No sábado, dentre outras atividades, foi realizada uma pelada de futebol, congregando os veteranos e jovens familiares. À noite, após o jantar, foram concedidas placas de homenagem aos colegas Carlos Weber, Edmundo Maia e Idalino Bogéa, pela ativa participação no Grupo.

Muitos pelicanos deixaram de comparecer, quer por motivos de enfermidade, quer por compromissos profissionais de última hora, como foi o caso de Rogério Veras, Moabe e Bogea. Paulo Leopardi recebeu a placa em nome de Bogea.

A Rede Pelicano Mercante conta 250 participantes, estando aberta a todos oficiais, praticantes, alunos e ex-alunos das Escolas de Marinha Mercante que assumem o compromisso de honrar os princípios que orientam a convivência entre os participantes.

A partir de dezembro os Pelicanos começarão a debater data e local do próximo grande encontro, a ser realizado, a priori, em novembro de 2012.
Quer colaborar com o Blogueiro Mercante? Mande dicas, sugestões e fotos para blogueiromercante@gmail.com

domingo, 13 de novembro de 2011

O Globo divulga detalhes da participação da Marinha na pacificação da Rocinha



Todos devem estar acompanhando a ocupação e pacificação da Rocinha. A Marinha está colaborando. Acima, trecho da matéria publicada na edição de hoje do jornal.

sábado, 12 de novembro de 2011

Playboy escolhe bumbum mais querido do Brasil

É realmente a preferência nacional. Estão até fazendo concurso. Tem mais fotos no site do Jornal do Brasil. Gostou? Quer ver mais? Clique aqui.