segunda-feira, 26 de março de 2012

Cineasta chega ao ponto mais profundo do oceano

Está sendo divulgado em diversos sites. Destacamos o que foi publicado no Ciclo Vivo. O site da Folha de S. Paulo também publicou matéria. Para ler, clique aqui.


Cineasta James Cameron chega ao ponto mais profundo do oceano

Postado em 26/03/2012 às 11h50
James Cameron levou duas horas e 36 minutos para chegar ao ponto mais profundo do oceano, situado a aproximadamente 11 km do nível do mar, permaneceu lá por duas horas e voltou em 70 minutos. l Foto: Mark Thiessen/National Geographic
 
O cineasta de Hollywood, James Cameron, tornou-se o primeiro ser humano a fazer uma viagem para a parte mais profunda do oceano. O local, chamado Challenger Deep (desafio das profundezas, em português), faz parte da Fossas Marianas, no Oceano Pacífico ocidental, na Micronésia.
O diretor vencedor do Oscar com Titanic e Avatar chegou ao ponto mais profundo do oceano, situado a aproximadamente 11 quilômetros do nível do mar, às 07h52 desta segunda-feira (horário local).
Segundo a rede internacional CNN, Cameron levou duas horas e 36 minutos para chegar à zona mais profunda do oceano. Ele passou duas horas observando e coletando amostras de material para pesquisa e, em seguida, reapareceu depois de uma subida que durou 70 minutos.
"Foi apenas sete anos para chegar a este ponto, eu comecei a trabalhar no submarino quando eu ainda estava terminando Avatar, então vamos ver”, disse Cameron na véspera de sua missão em alto-mar ao site da revista People. Com a missão, Cameron bateu um recorde que não era tentado desde 1960, quando Jacques Piccard e Don Walsh usaram o submarino Trieste para ir às profundezas do Oceano, onde ficaram por 20 minutos. Na ocasião, a dupla não conseguiu fazer imagens pela pouca visibilidade.
"Acabo de chegar ao ponto mais profundo do oceano", Cameron twittou quando chegou ao Challenger Deep. "Chegando ao fundo, nunca me senti tão bem. Não posso esperar para compartilhar o que eu estou vendo com vocês."
Cameron fez a viagem no Deapsea Challenge, submarino de alta tecnologia que ele e uma equipe de engenheiros, em parceria com a National Geographic, construíram ao longo dos últimos sete anos - e que pode suportar pressão de até 2.857 quilogramas por centímetro. Além disso, ele é equipado com uma torre de iluminação de LED, câmeras 3D e um braço que coleta amostras do fundo do oceano.
O diretor canadense é um apreciador das águas profundas. Ele passou seu aniversário de 56 anos, em agosto de 2010, em uma viagem ao fundo do lago Baikal na Rússia, o mais antigo e profundo do mundo.
Confira o vídeo anterior à missão (em inglês). Clique aqui.

domingo, 25 de março de 2012

Baía de todos os navios, tema de reportagem no Globo

O Globo de hoje publicou uma reportagem sobre o crescimento do número de embarcações na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Segundo a reportagem o fato muda a paisagem e preocupa ambientalistas. Embora com algumas imprecisões, vale a pena dar uma lida na matéria. Para ler é só passar o cursor do mouse nas imagens.




sábado, 24 de março de 2012

Naufrágio do Titanic mudou a Imprensa

Nesses 100 anos de naufrágio do Titanic a Imprensa tem sempre assunto para comentar. Dessa vez é a própria participação da Imprensa na divulgação do acidente. A reportagem abaixo saiu hoje no jornal "O Globo". Para ler é só passar o cursor nas imagens.



quinta-feira, 22 de março de 2012

Revista National Geographic divulga fotos exclusivas do Titanic

O site do yahoo publicou hoje a capa da revista National Geographic que apresenta as primeiras imagens panorâmicas do lendário naufrágio do Titanic, que causou a morte de 1.517 pessoas, principalmente porque não havia botes salva-vidas suficientes. O navio afundou depois de se chocar contra um iceberg no dia 15 de abril de 1912. As fotos são da edição de abril 2012 da revista. Veja as imagens abaixo.



Capa da revista

A primeira imagem panorâmica da popa do lendário Titanic é capturada. A interpretação do emaranhado de metal será um desafio interminável ​​para especialistas. Como dizem: "Se você pretende interpretar este material, você deve amar Picasso." 

Vista da proa expõe detalhes nunca vistos antes

Leme e duas pás da hélice são captados no fundo do mar. Este mosaico óptico combina 300 imagens de alta resolução tiradas em uma expedição de 2010

Como mostra o estibordo, Titanic teve seu casco enterrado na lama - possivelmente para sempre

Dois dos motores do Titanic permanecem expostos em uma fenda transversal aberta da popa

22 de março, Dia Mundial da Água


Água é a praia do mercante. E hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água. A GloboNews divulgou uma matéria sobre o assunto.


Para ver, clique aqui.

Tem site sobre o dia na internet. Clique aqui.

segunda-feira, 19 de março de 2012

A bronca é livre no Blogueiro Mercante: leitor mineiro protesta contra enquetes

Um leitor anônimo do Blogueiro Mercante protestou contra as enquetes sobre quem vai ganhar os campeonatos regionais do Rio e de São Paulo. Respondemos ao leitor. Mas alguém aqui há de discordar dos argumentos do Blogueiro Mercante? Em Minas geralmente dá Cruzeiro ou Atlético, no Rio Grande do Sul dá Inter ou Grêmio, na Bahia dá Vitória ou Bahia. E assim por diante. Só no Rio e em São Paulo é que o leque de opções é mais diversificado. Foi essa a razão da decisão do Blog de selecionar apenas os dois estados. Mas como leitor vale ouro, perguntamos ao amigo mineiro: quem vai ganhar o campeonato mineiro? Cruzeiro ou Atlético? Ou vai dar zebra?

domingo, 18 de março de 2012

Submarino alemão bombardeado durante a Segunda Guerra é localizado no Brasil pela Família Schurmann

O Fantástico mostrou hoje. Para ver o vídeo, clique aqui. Abaixo o texto da matéria divulgada no site do programa.

"O U-513, conhecido como Lobo Solitário, foi localizado perto do litoral catarinense. Navegadores querem expor o material em um museu para preservar a memória da embarcação. 

O gigante de 760 toneladas é um submarino alemão. Ele foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e afundou em águas brasileiras. As imagens inéditas foram gravadas a quase 130 metros. 

Mergulhar nesta profundidade é muito arriscado. 

“Nós tivemos que mergulhar com um robô que trabalha com plataforma de petróleo. Ele tem luzes e vai filmando tudo lá embaixo”, conta o comandante da expedição, Vilfredo Shurmann. Ele mostra um canhão coberto de musgos. “São 68 anos lá embaixo”, ressalta. “O submarino está tombado mais ou menos a 45 graus. Só foi destruído na popa e um pouquinho na proa. Ele está ‘inteiraço’”. 

Pouca gente imagina que a guerra chegou tão perto do Brasil. A missão dos submarinos alemães na costa brasileira era atacar navios que abasteciam os países inimigos. O pesquisador Telmo Fortes escreveu um livro inspirado nesta história. O submarino U-513, conhecido como Lobo Solitário, foi bombardeado por um hidroavião americano. 

“O submarino embicou imediatamente com os hélices ainda girando. Os aviadores enxergaram isso e se foi para o fundo. Aliás, o fundo ali é muito perto. O submarino tinha 76 metros de comprimento, e o fundo tinha 120. Então, em uma viagem de dois segundos ele já estava batendo no fundo do mar”, explica Fortes. 

O U-513 carregava 22 torpedos, 44 minas e 53 tripulantes, dos quais apenas sete sobreviveram. Foram dois anos de buscas e dezenas de expedições. Encontrar o Lobo Solitário foi uma proeza e tanto. 

“Nós tivemos que fazer pesquisas na Alemanha e nos Estados Unidos, nos arquivos secretos da Segunda Guerra, para poder colher essas informações e poder mapear exatamente onde se encontrava o U-513”, conta a pesquisadora Heloísa Schurmann. 
A equipe comandada pela Família Schurmann rastreou o fundo do mar com a ajuda de equipamentos sofisticados e localizou o submarino ao leste de Florianópolis. 

Agora a Família Schurmann quer desvendar os segredos guardados dentro do submarino. Mas, para entrar no U-513 e explorar este tesouro, ainda é preciso uma autorização da Marinha. 

“Dentro do submarino nós temos o ‘enigma’, que é uma máquina de códigos que ficou famosa. Tem muitas coisas dentro do submarino, desde rádios, uniformes, talheres”, diz Vilfredo. 

O sonho da família de navegadores é expor tudo isso em um museu e preservar a memória do Lobo Solitário". 

Justiça proíbe executivos de petroleira de deixar o país, diz Folha de S. Paulo

Publicado na Folha de S. Paulo de hoje. Para ler é só clicar na imagem.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Fantástico mostra matéria sobre navio naufragado há mais de 100 anos em Alagoas

O Fantástico mostrou ontem.

Encontrado navio naufragado há mais de 100 anos em Alagoas

O veleiro de 60 metros e três mastros Thyatira saiu de Londres para o Rio de Janeiro no dia 16 de julho de 1896, e desapareceu no mar.


O repórter Francisco José mergulha numa aventura fantástica. Ele vai tentar localizar, no litoral alagoano, um navio que naufragou há mais de 100 anos.

Em mar aberto, no litoral de Alagoas, centenas de barcos são usados na pesca do camarão. Eles levam redes de arrasto que, muitas vezes, ficam presas nas pedras. Mergulhadores que desceram para soltar uma das redes descobriram que ela estava presa às ferragens de um navio muito antigo e de origem desconhecida. Formamos uma expedição com nove mergulhadores para desvendar o mistério desse naufrágio. O comandante Djalma, com a experiência de 50 anos no mar, procura o navio, com a ajuda de aparelhos.

As condições da água, em termos de visibilidade, não são ideais, porque o local, apesar de estar a dez quilômetros de distância da costa, ainda sofre a influência da vazão do Rio São Francisco. A água fica esverdeada. O naufrágio está em torno de 30 metros de profundidade.

Nas primeiras imagens do navio desconhecido, ele está completamente encoberto pela crosta marinha, por redes e cordas perdidas pelos pescadores. Essas redes podem ser uma armadilha para os mergulhadores. Quando se puxa a rede, a água fica ainda mais turva, com muita sujeira suspensa, acumulada por mais de um século.

Nesse passeio pela escuridão, encontramos dois meros gigantes. Eles têm cara feia, mas são inofensivos e estão ameaçados de extinção.

Na parte externa, há uma porta de madeira que é usada para abrir as redes de pesca, presa a um pino de bronze.

O mergulhador Vagner Fernando foi quem descobriu o navio quando desceu para retirar a rede do pescador, mas só agora sentiu o valor da descoberta. “Agora deu para perceber que ele é antigo”, diz Vagner.

“Nessa área nossa, no litoral nordeste, nós tivemos umas invasões. O navio é muito antigo, com certeza. Tem muito mais de cem anos”, afirma o engenheiro naval Francisco Glegiston.

Voltamos ao fundo do mar para visitar a popa, a parte de trás do naufrágio. Uma peça de louça com nomes e um símbolo é encontrada, além de uma cerâmica que não conseguimos identificar. Um mastro partido nos dá a noção de uma embarcação à vela. Não encontramos nenhum motor. O mistério continua.

Os mergulhadores decidem içar pelo cabo uma peça solta, para tentar revelar a história do navio. Retirando a crosta com um martelo, surgiu em alto relevo um símbolo como a rosa dos ventos e o nome: “Thyatira”.

A partir do nome, o mistério foi desvendado. O veleiro de 60 metros e três mastros Thyatira saiu de Londres para o Rio de Janeiro no dia 16 de julho de 1896, e desapareceu no mar, na costa de Alagoas.

Pelo relato dos sobreviventes, houve um incêndio a bordo, que a tripulação não conseguiu controlar. Na carga, havia 800 pacotes de dinamite. O comandante percebeu o perigo e mandou que jogassem os barcos salva-vidas ao mar e todos os tripulantes sobreviveram. O Thyatira foi partido ao meio pela explosão, na escuridão da madrugada, e afundou.

Na costa de Alagoas existem outros naufrágios antigos. Agora nós vamos fazer uma visita ao Itapajé. É um mergulho na história: um navio brasileiro, afundado durante a Segunda Guerra Mundial, atingido por dois torpedos de um submarino alemão.

A mergulhadora Flávia é quem vai nos levar até a parte onde o Itapajé foi atingido pelo torpedo. Ainda restam louças e garrafas espalhadas pelo chão, a 27 metros de profundidade.

A posição da bacia sanitária, no teto, mostra que o navio virou completamente. Encontramos dois linguados camuflados na areia e o camarote da tartaruga, onde ela dorme, além do local de repouso da garoupa-gato. Os cardumes estão por toda parte, ocupando cada espaço entre as ferragens.

Setenta anos depois do naufrágio, o navio Itapajé se tornou um recife artificial, morada de centenas de espécies. Um abrigo para a reprodução da vida marinha.

Você também pode ver o vídeo clicando aqui.

Navegar não é apenas preciso. É difícil também

O jornal "A Gazeta", do Espírito Santo, publicou domingo uma reportagem sobre a rotina dos práticos. Vale a pena conferir.


Rota do navio: a difícil arte de navegar

A GAZETA acompanhou a rotina dos práticos, responsáveis por assumir um navio na barra e trazê-lo ao porto: uma verdadeira aventura diária

10/03/2012 - 17h44 - Atualizado em 10/03/2012 - 17h44
A Gazeta
  1. NOTÍCIA
  2. Enviar por e-mail
Imagem Exemplo Imagem Exemplo
Rita Bridirbridi@redegazeta.com.br

Quem vê um navio chegando a um terminal portuário, ou mesmo atracado, talvez nem faça ideia de toda a logística necessária para a embarcação chegar ao porto com segurança. Uma das várias categorias envolvidas nessa articulada logística é a praticagem, profissão que surgiu em 1808 com a chegada da família real ao Brasil.
foto: Carlos Alberto Silva
Navio da empresa MSC faz guinada para seguir em direÁâ??o ao Porto de VitÃ?ria. Em seu caminho, um pequeno barco com pescador - Editoria: Economia - Foto: Carlos Alberto Silva
Quando um navio chega na barra, é preciso que o comandante acione a praticagem para levar a embarcação até o porto de destino; só eles podem fazer isso
E uma das funções do profissional da praticagem, o prático, é assessorar o comandante na condução da embarcação. O prático embarca no navio, quando ele sai da barra, onde fica fundeado, e só deixa a embarcação depois que ela atraca no cais. Pelo fato de o prático conhecer os obstáculos do canal de navegação e os reflexos dos ventos e das marés, o comandante sempre acata as orientações dele.

"O prático tem que estar pronto para trabalhar em todo porto e berço", destaca o secretário executivo da Praticagem no Espírito Santo, Gilson Victorino. Para ter conhecimento suficiente a fim de conduzir a embarcação com segurança, o profissional recebe treinamento pelo período de um ano.

E quando se trata de um canal de navegação com tantos obstáculos, como é o do Porto de Vitória, a responsabilidade da praticagem aumenta ainda mais.

"É um porto difícil, em face de todas as restrições que apresenta", salienta Victorino. Ele lembra que o Porto de Vitória é um porto natural, que foi recebendo adequações com o passar dos anos. E com tantos obstáculos, é um desafio constante para os profissionais da praticagem. No infográfico acima, é possível notar a dificuldade para se conduzir uma embarcação tão grande até seu destino final. "Se esse porto fosse construído hoje, certamente não seria aprovado", garante.

AtividadeNo Espírito Santo, atuam 26 práticos (os nomes são aprovados em processo seletivo promovido pela Marinha do Brasil). Os profissionais são divididos em três grupos, que trabalham em escala, por um período de seis horas. Em cada escala, geralmente, o prático faz três manobras consecutivas.

No Estado, atendem os terminais do complexo portuário de Vitória (Tubarão, Capuaba e Vitória), de Ubu, em Anchieta, e de Barra do Riacho, em Aracruz.

A Gazeta
Clique na imagem para ampliar
Falar da remuneração é um tabu para os profissionais da praticagem. Quase um assunto proibido. Eles evitam a todo custo falar quanto ganham. Para se ter uma ideia, em recente processo seletivo nacional, a informação é de que a remuneração do prático varia de R$ 60 mil a R$ 130 mil, por mês, mudando de acordo com a região portuária e a movimentação de navios.

O trabalho da praticagem é realizado como se fosse um tripé, formado pelo prático, pela atalaia (central de controle de navios) e pelas lanchas. A praticagem dispõe de seis lanchas para os práticos (projetadas para a atividade) mais três lanchas de apoio. Cada lancha navega com dois marinheiros.

As lanchas levam os práticos até a embarcação e, depois que o navio está atracado, trazem o profissional de volta. O mesmo procedimento é feito na saída do navio do porto. Os agentes marítimos são os responsáveis pelo pagamento do trabalho desenvolvido pelos práticos. Cada agente arca com os custos das manobras da embarcação. 

quarta-feira, 7 de março de 2012

Astrônomos culpam a Lua e o Sol pelo destino do Titanic


Deu hoje no jornal O Globo. Para ler é só clicar na imagem. O que vocês acham disso?

Site garante que corpo de Bin Laden não foi jogado ao mar

E agora? Será mesmo verdade? Reproduzido do site da Folha de S. Paulo:


Corpo de Bin Laden não foi lançado ao mar, diz WikiLeaks

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DA EFE, EM MADRI
O corpo do ex-líder da Al Qaeda Osama bin Laden não foi lançado ao mar como disseram as autoridades americanas, mas levado para os Estados Unidos em um avião da CIA (agência de investigação do país), revelou o WikiLeaks ao jornal espanhol "Público".
E-mails da Stratfor Global Intelligence, empresa privada de segurança conhecida como "CIA na sombra", aos quais teve acesso o "Público" e outros jornais do mundo todo, revelam que o sepultamento de Bin Laden em alto-mar nunca aconteceu. Ele foi assassinado por um comando especial de forças americanas em 2011 em Abbottabad, no Paquistão.
Em mensagem classificada como "superconfidencial" pelo "Público", Fred Burton, um dos diretores da empresa com sede no Texas, diz: "fui informado que trouxemos o corpo. Graças a Deus". O e-mail tem o título de "OBL", o que o jornal espanhol interpretou como as iniciais de Osama bin Laden.
Reuters
Imagem reproduzida de vídeo mostra o ex-chefe da Al Qaeda Osama bin Laden em setembro de 2011
Imagem reproduzida de vídeo mostra o ex-chefe da Al Qaeda Osama bin Laden em setembro de 2011
Na mensagem seguinte, Burton escreve "(alpha) O corpo esta a caminho de Dover, Delaware, em um avião da CIA", detalhou o "Público", que explicou que "a palavra-chave '(alpha)'" significa que a informação é "limitada a uma reduzida cúpula de máxima responsabilidade na corporação". O jornal assinalou que em Dover há uma base da Força Aérea dos Estados Unidos.
"Depois seguirá até o Instituto de Patologia das Forças Armadas em Bethesda", perto de Washington, acrescenta Burton, ex-agente especial do Serviço Secreto Diplomático do Departamento de Estado dos EUA.
Em outra mensagem no contexto de uma conversa entre analistas da Stratfor, Burton revela que "o corpo segue em direção a Dover e já deveria ter chegado".
Em outra conversa aponta: "se o corpo foi jogado no mar, coisa que duvido, seria um toque muito ao Adolf Eichmann. A Tribo fez o mesmo com as cinzas desse nazista. Nós quereríamos ter a fotografia, o DNA, as impressões digitais, etc... Seu corpo é como a cena de um crime e não concebo que o FBI (polícia federal americana) e o Departamento de Justiça permitissem semelhante coisa".
Conforme o Governo dos Estados Unidos, o corpo de Bin Laden foi levado de Abbottabad ao porta-aviões Carl Vinson, no mar de Arábia, onde seguindo os costumes islâmicos foi lavado e envolvido em um sudário branco, para depois ser colocado em uma bolsa carregada com pesos e jogado ao mar.

terça-feira, 6 de março de 2012

Usuários do facebook cuidado! Tem vírus perigoso na área

Deu hoje no site do Estadão. Por via das dúvidas, é bom ficar atento.


Aplicativo infecta usuários do Facebook

Por Redação Link
Mensagens como ‘Veja quem te visitou no Facebook’ se espalham na rede social sem os usuários saberem
Murilo Roncolato
Nayara Fraga
Gustavo Villas Boas
SÃO PAULO - O aplicativo “Veja quem te visitou no Facebook” (e derivados) está ocasionando uma enxurrada de “posts-spam” na rede social. Enviados involuntariamente por usuários infectados, eles convidam os amigos a descobrir quem anda acessando seus perfis — um recurso oficialmente disponível no Orkut mas inexistente no Facebook.
Contas infectadas enviam mensagens falsas. FOTOS: REPRODUÇÃO
—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook e no Google+
“S AAIIB A – QM – TE – visitoou, -> (link malicioso)”, diz uma das mensagens que circularam no Facebook nos últimos dias. Ao clicar nesse tipo de link, o usuário é direcionado, em geral, para a página de um aplicativo que exibe uma promessa ou fotografia atraente, como um detetive com lupa e um “AQUI” em letras maiúsculas ao seu lado. A imagem pode ser também de uma simulação do falso aplicativo: “Fulano, sicrano e outras 18 amigos visitaram seu perfil”.
Riscos. O resultado do clique, no entanto, é a instalação de um aplicativo que ganha acesso ao perfil do usuário e faz o que quiser dele– de enviar mensagens a outros amigos a mudar a foto, diz Fábio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab e integrante do Grupo de Análise e Resposta a Incidentes de Segurança (ARIS).
A pedido do Estado, o especialista analisou as duas principais campanhas de vírus divulgadas no Facebook no momento:  “Mude a Cor do seu perfil no Face” e “Veja quem te visitou”. Ele observou que esses aplicativos, encontrados em diversas versões, conseguem infectar o usuário de duas maneiras: uma delas, e mais básica, é a que pede para você instalar o aplicativo (descrita acima). Nesse caso, o vírus consegue se passar por você, mas não obtém sua senha. Para se livrar dele, é preciso desinstalar o app.
A segunda, e mais perigosa, é a que solicita do usuário a instalação de um plug-in no navegador. “Se instalado, o plug-in lê as suas senhas”, diz Assolini. O usuário, nessa situação, é forçado a entrar na página da rede social cujo endereço começa com “http”, em vez de “https”, que representa o site seguro.
O QUE FAZER DIANTE DE UM APP-VÍRUS:
Especialistas dizem que o Facebook costuma ser eficiente na exclusão de aplicativos cuja intenção é espalhar vírus pela rede. Mas, apesar dos esforços, a empresa ressalta ser necessária a colaboração do usuário.
• Ativeo modo de navegação https em Configurações de Conta > Segurança >  Navegação segura.
• Veja as dicas do Facebook para denunciar aplicativos maliciosos e deletar apps instaladosque estejam causando dano ao usuário. (Observe que, à esquerda de todo aplicativo, o penúltimo item diz “denunciar página”.)
• Recomenda-se curtir a página de segurança do Facebook para receber atualizações (em inglês) sobre fatos relacionados à segurança na rede. Os tipos de spam mais comuns estarão, provavelmente, relatados nessa página.
• Caso tenha percebido alguma modificação indevida sua conta e suspeite que outra pessoa possa estar com acesso a ela, acesse esta página e siga as instruções.
• Ligue o “desconfiômetro”. Duvide de recursos inéditos que nem foram anunciados pelo Facebook. A rede social nunca ofereceu a opção de mudar a cor do perfil ou ver quem o visitou. E observe a maneira como esses aplicativos apresentam a novidade: muitos têm erros de português, como “vizitou”.
• Instale um bom antivírus. O plug-in baixado pelo especialista citado acima foi identificado pelo antivírus de seu computador.
Essa pequena diferença, claro, não costuma ser percebida pelo usuário. Mas traz problemas. Mesmo que o usuário mude a senha, o plug-in conseguirá ler a nova. Portanto, quando isso ocorrer, é preciso excluir o plug-in malicioso do navegador. Veja como:
No Mozilla Firefox, vá em Ferramentas > Complementos > Extensões. No Chrome, vá em Ferramentas > Extensões. Procure pelo último plug-in instalado.
Mas atenção: o plug-in terá, provavelmente, um nome conhecido. O analisado por Assolini tinha o nome de Adobe Flash Player, por exemplo, um dos mais populares na web e usado como isca para vírus em outros ataques.
Alerta. Esta não é a primeira vez que esses aplicativos ganham espaço na rede social. Em janeiro, a página doFacebook Brasil deu o seguinte recado: “Estão circulando mensagens e postagens sobre a mudança de cor do Facebook. Isso não é verdade e sugerimos que ninguém clique nestes links. Da mesma forma, sugerimos desconfiar de mensagens que tragam vídeos suspeitos. Em caso de dúvida, confirme antes com seu amigo se aquela mensagem ou post é segura.”
Atualmente, o Facebook afirma que menos de 4% do conteúdo compartilhado no site é spam, o que afeta cerca de 0,5% dos usuários. Como a rede social já passa dos 800 milhões de perfis, isso significa algo próximo a 4 milhões de pessoas.
A empresa tem uma equipe de pelo menos 30 engenheiros voltados exclusivamente para a segurança na rede. Mas, como afirmou o engenheiro Pedram Keyani ao Wall Street Journal, a batalha contra spams nunca termina. “Este é um jogo que nunca terá um vencedor ou um perdedor. Continuaremos a lutar.” O aplicativo “Mude a cor do seu Facebook” apagado hoje pode, por exemplo, surgir amanhã como “Mude a cor do seu perfil no Face”.
Para o analista de malware Fábio Assolini, trata-se dos mesmos golpistas do Orkut na rede social do momento, o Facebook. “Surpreende-me tantos usuários caírem nessa. Isso mostra que o brasileiro ainda não aprendeu”, diz.
“Spam social”. Antes popular em e-mails, os spams agora marcam forte presença nas redes sociais, onde a disseminação de links maliciosos entre usuários familiares ocorre mais facilmente. De agosto de 2010 para novembro de 2011, a porcentagem de spams em e-mails caiu de 92,2% para 70,5%, segundo dados da empresa de segurança Symantec Corp citados pelo WSJ.
É por isso que, agora, lutar contra o “spam social” tem sido esforço primordial de empresas como Facebook e Twitter. Todos os dias, 200 milhões de ações maliciosas, como mensagens com links que direcionam usuários a vírus, são bloqueadas no Facebook.

Na regata em Olimpíada, pato teve preferência

O site UOL publicou hoje uma interessante matéria sobre histórias insólitas em Jogos Olímpicos. Vale a pena conferir. Clique aqui.

E por falar em Olimpíadas, que beleza as tchecas do vôlei de praia!


Bela matéria no site da Folha de S. Paulo de hoje. Vale a pena conferir. Para quem gosta de mulheres bonitas, de tcehcas e também de vôlei de praia. Clique aqui.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Blogueiro Mercante indica: Estudo diz que mar fica ácido e prejudica vida marinha

Deu hoje no site da Folha de S. Paulo.


Mar fica ácido em ritmo sem precedente e vida marinha é afetada

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE "CIÊNCIA E SAÚDE"
Os oceanos da Terra estão ficando mais ácidos a uma taxa que parece não ter precedentes nos últimos 300 milhões de anos --uma notícia nada agradável para a vida marinha e para a economia humana que depende dela.
A conclusão está em estudo na revista "Science", que analisou todos os registros geológicos disponíveis sobre fenômenos parecidos.
Apesar da relativa falta de dados no caso dos períodos mais remotos, a equipe liderada por Bärbel Hönisch, da Universidade Columbia, diz que a rapidez das alterações na química do oceano atual é única. "O que estamos fazendo hoje realmente se destaca", disse ela em comunicado oficial.
Editoria de arte/Folhapress
A culpa é do dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), substância que a humanidade anda lançando em quantidades cada vez maiores na atmosfera ao queimar combustíveis fósseis ou florestas, por exemplo.
Cerca de metade do CO2 emitido no planeta acaba sendo absorvido pelos oceanos. A molécula reage com a água, e um dos resultados da reação é o aumento da acidez do mar.
"Aumento da acidez", aliás, é um pouco impreciso. Mesmo com o oceano sugando vastas quantidades de gás carbônico feito doido no último século, sua água continua sendo alcalina, ou seja, o contrário de ácida. O que ocorre é que ela está ficando progressivamente menos alcalina -ainda não pode ser classificada como ácida.
Parece pouco, mas a mudança é suficiente para que haja menos carbonato -um componente essencial das conchas e carapaças de organismos marinhos- disponível na água. Criaturas tão diferentes quanto corais, ostras, algas e estrelas-do-mar têm dificuldade para construir seu próprio organismo e podem até perder parte dele.
TÚNEL DO TEMPO
Hönisch e companhia levaram em conta novas técnicas de análise de rochas de origem marinha, que permitem dizer qual era o nível de acidez do mar e a quantidade de carbonato e de gás carbônico presente nele quando as rochas se formaram.
Também consideraram a escala de tempo em que mudanças na acidez do mar ocorriam --e é nesse ponto que as atuais se sobressaem.
Um fenômeno parecido no Eoceno, há 56 milhões de anos, levou 5.000 anos para se consumar, extinguindo organismos marinhos.
O ritmo atual de acidificação (termo usado pelos cientistas) é dez vezes mais veloz. Se as emissões de CO2 continuarem como estão, uma mudança como a do Eoceno ocorrerá até o fim do século.