Para relembrar ou saber mais sobre o "Almirante Negro" um bom site é esse aqui.
domingo, 29 de julho de 2012
sexta-feira, 27 de julho de 2012
Blogueiro Mercante nas Olimpíadas de Londres: Londres cura feridas da guerra com festa olímpica
Deu no site do Estadão. Muito interessante.
Londres cura feridas da guerra com festa olímpica
Os Jogos tiveram 12 anos de interrupção por causa da guerra; o retorno foi em 1948
25 de julho de 2012 | 15h 20Rose Saconi
Após 12 anos de interrupção por causa da Segunda Guerra Mundial, coube a uma das cidades mais afetadas pelo conflito receber a 14.a edição dos Jogos Olímpicos. A capital britânica, que já havia recebido a edição de 1908, se esforçou para organizar o evento em meio a um cenário de racionamento de alimentos e dificuldade econômica do período pós-guerra.
Mesmo assim, a cerimônia foi cercada por pompa e requintes da época. O emblemático estádio de Wembley foi palco da festa de abertura numa quinta-feira ensolarada. Cerca de 90 mil pessoas acompanharam o desfile dos 6 mil atletas representando 59 países.
O rei Jorge VI fez a abertura oficial e depois da salva de 21 tiros, foram soltos 7 mil pombos-correio.
“A tocha olímpica, trazida da Grécia numa viagem de 12 dias deu entrada no estádio, conduzida por John W. Mark, eleito o atleta britânico que melhor representa a constituição do atletismo perfeito”, descreveu o Estado em suas páginas.
Mesmo assim, a cerimônia foi cercada por pompa e requintes da época. O emblemático estádio de Wembley foi palco da festa de abertura numa quinta-feira ensolarada. Cerca de 90 mil pessoas acompanharam o desfile dos 6 mil atletas representando 59 países.
O rei Jorge VI fez a abertura oficial e depois da salva de 21 tiros, foram soltos 7 mil pombos-correio.
“A tocha olímpica, trazida da Grécia numa viagem de 12 dias deu entrada no estádio, conduzida por John W. Mark, eleito o atleta britânico que melhor representa a constituição do atletismo perfeito”, descreveu o Estado em suas páginas.
Diferente das cerimônias de abertura recentes, que a cada edição evoluem n a utilização de tecnologia, figurinos e shows impactantes, o tom do evento foi bem formal, com as equipes nacionais se apresentando em um engessado desfile ao estilo marcial.
Em oitavo lugar no desfile vinha a delegação do Brasil com 77 componentes vestindo casacos azuis e calças cinzas, com exceção dos militares que vestiam os uniformes do exército.
Ingressos. No dia da abertura dos jogos, os organizadores anunciaram que ainda haviam 80 mil ingressos à venda para as provas de atletismo, 12 mil para as provas de natação e 15 mil para o torneio de pugilismo.
Ingressos. No dia da abertura dos jogos, os organizadores anunciaram que ainda haviam 80 mil ingressos à venda para as provas de atletismo, 12 mil para as provas de natação e 15 mil para o torneio de pugilismo.
Televisão. Foi exatamente nesta edição que iniciou-se a era da transmissão das competições pela televisão. Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), foram 64 horas de transmissão para cerca de 500 mil ingleses que moravam em um raio de até 100 quilômetros da cidade.
The Illustrated London News
John Mark, atleta britânico, acende a tocha olímpica
Vista aerea do estádio e imagens do desfile de abertura da Olimpíada
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Blogueiro Mercante de olho na Mídia: é possível viver sem tecnologia?
Outra reportagem interessante mostrada hoje pelo "Bom Dia, Brasil" é esta.
Onda high tech: é possível viver sem tecnologia?
A tecnologia vem mudando hábitos. São mais de 250 milhões de celulares no Brasil, e quase 50 milhões com acesso a internet.
Alan SeverianoSão Paulo, SP
Tem uma coisa que não falta no país inteiro. Para onde se olha tem alguém conectado a algum aparelhinho. É o celular, tablet e computador portátil: tudo ao mesmo tempo. É normal? É saudável? É possível viver de uma forma diferente?
Nas ruas, as pessoas acham dificil. “Não ficamos mais sem celular, sem internet e sem estar conectado”, afirmou uma mulher. “Fico praticamente um tempão conectado”, confirmou um jovem. "Hoje você tem tudo no smartphone. Então, o mundo de verdade, está difícil de conciliar uma coisa a outra”, disse um homem.
O mundo cabe na palma da mão. E é entorno da tecnologia que a vida de Gustavo Café gravita. “A quantidade de informações que você consegue é impressionante”, apontou.
É com o celular inteligente que ele acorda. Companheiro inseparável, o aparelho tem um programa que lembra até a hora de tomar água. No trabalho, a atenção é dividida com um computador de mesa e o tablet, e não raro usa mais de um ao mesmo tempo.
E se amigo é para todos os momentos, foi pelo celular que ele aprendeu a dar nó na gravata, minutos antes de ser padrinho de um casamento. “Eu parecia um louco na frente da igreja, com o celular em uma mão e tentando dar o nó, mas deu certo no final”, disse o analista de marketing.
O consolo é saber que Gustavo não está sozinho. “Sou dependente do celular e não gostaria de sair dessa dependência. Estou feliz assim”, falou Beatriz Ambrósio.
Já são mais de 250 milhões de celulares no Brasil, quase 50 milhões com acesso a internet, isso sem contar os computadores ligados a rede sem fio. A tecnologia mudou hábitos.
"O meu filho reclama, diz que tem um pai virtual. Ele estava querendo uma mochila nova, eu pedi que me mandasse um link da mochila, para que eu comprasse via internet e já mandar entregar em casa”, conta Jeverson Alves, gerente de telecomunicações.
É um fenômeno recente, ainda pouco estudado, típico de uma sociedade que acredita que, quanto mais informado, mais bem sucedidos serão as pessoas na vida pessoal e na vida profissional. A questão é saber até que ponto tanto estímulo faz bem ao cérebro.
“Uma linha de pesquisa vai dizer que, a partir do momento que você se volta demasiadamente para a tecnologia, na verdade você estaria perdendo muitas experiências fundamentais para sua formação. A outra linha vai dizer que sim, é muito positivo, na medida em que eu estou sendo bombardeado de muitas informações com capacidade de ser multitarefas. Vai haver um aumento no QI dos jovens que desfrutam desta tecnologia. É ótimo, é maravilhoso, desde que você não fique escravizado por ele”, esclareceu Cristiano Nabuco, psicólogo.
Na PUC de São Paulo os psicólogos atendem pela própria rede os dependentes de internet. Entre os inúmeros pedidos de ajuda que chegam por e-mail, um chamou a atenção. “Uma mãe de um adolescente dizia que este menino não saia mais da frente do computador nem para ir ao banheiro. Ele mantinha um baldinho próximo do computador”, Rosa Farah, psicóloga da instituição.
A psicóloga explica que, quando a dependência é muito forte, a principal consequência para os adolescentes é a queda do rendimento na escola. Os adultos costumam ter problemas no trabalho e no relacionamento conjugal, mas nem tudo é motivo para preocupação.
Pesquisas internacionais mostram que 10% dos usuários de internet passam por um período de sedução, que vicia, mas é transitório. “Tem muita coisa saudável desse uso, e muito desse encantamento traz benefícios. É muito lúdico também lidar com esses aparatos. A recomendação é que se tenha bom senso e autocrítica”, disse Rosa Farah.
Para ver a reportagem clique aqui.
Para ver a reportagem clique aqui.
terça-feira, 24 de julho de 2012
Redes sociais podem interferir no futuro profissional
Deu no site do msn.
Brasileiros acham que redes sociais podem interferir no futuro profissional
Brasileiros acham que redes sociais podem interferir no futuro profissional
66% dos usuários de Facebook acreditam que conteúdo postado pode ser mal interpretado na empresa
Sessenta e três por cento dos usuários do Facebook do Brasil acreditam que o conteúdo postado na rede social pode interferir na sua vida profissional. Isso porque eles revelam que têm chefe e colegas de trabalho como amigos nas redes sociais e temem a má interpretação do comentário ou post publicado.
A mesma fatia de entrevistados, 66%, tem cuidado com o que escreve e compartilha, o que pode justificar o percentual de apenas 23% que já se arrependeram de algum conteúdo postado. Além disso, 75% dos profissionais entrevistados acham que é correto uma empresa monitorar seus funcionários sempre ou em algumas situações específicas, como o acesso à redes sociais durante o horário de trabalho.
Os dados fazem parte da pesquisa sobre segurança e privacidade na internet e redes sociais realizada pela Hi-Midia, empresa especializada em segmentação e performance em midia online, e pela M.Sense, especializada em pesquisa de mercado digital, que ouviu 784 pessoas das cinco regiões brasileiras, entre os dias 1 e 7 de junho.
Brasil x EUA - O levantamento revelou também que 45% dos entrevistados brasileiros possuem perfil privado no Facebook, visível apenas para amigos – número menor que os apontados em pesquisas de comportamento nos Estados Unidos, onde 59% dos usuários têm perfis privados (fonte: Pew Research Center; dezembro de 2011). No entanto, os cuidados são negligenciados com os elevados percentuais de compartilhamento de fotos (63%), vídeos (29%), informações pessoais (35%) e de localização (14%).
Ainda de acordo com a pesquisa, há entre os internautas o cuidado com a reputação nas redes sociais, ainda que com percentuais inferiores aos encontrados em estudos realizados com público americano. No Brasil, 21% dos usuários já se desmarcaram de fotos, contra 37% nos Estados Unidos. Retirar alguém da lista de amigos foi uma ação feita por 38% de brasileiros, contra 63% de americanos. Quarenta e quatro por cento de usuários já apagaram comentários postados, número que se repete nos EUA.
Entre os cuidados tomados pelos usuários do Facebook, 73% deles afirmaram recusar a convites de amizade feitos por desconhecidos, 71% estão atentos aos arquivos que recebem e 57% só instalam ou acessam aplicativos considerados seguros. Considerando as normas de segurança e privacidade, 41% dos internautas não confiam no Facebook no que se refere à privacidade de seus dados pessoais.
terça-feira, 17 de julho de 2012
Blogueiro Mercante de olho na Mídia: "Titanic II terá ´compartimento de segurança`"
Deu hoje no site do Yahoo.
CONTEÚDO RELACIONADO
DESTAQUES EM MUNDO
Campanha de Romney diz que Obama deve "aprender a ser americano"
Reuters - 17 minutos atrásPetróleo fecha em alta em Nova York e Londres
AFP - 1 hora 6 minutos atrás
O bilionário australiano Clive Palmer informou nesta terça-feira que sua versão moderna do Titanic terá um novo "compartimento de segurança", além da primeira, segunda e terceira classes do original.
Leia também:
Incêndio atinge prédio de 42 andares em Istambul
Tiroteio em festa de rua em Toronto deixa dois mortos e 21 feridos
Leia também:
Incêndio atinge prédio de 42 andares em Istambul
Tiroteio em festa de rua em Toronto deixa dois mortos e 21 feridos
Ao apresentar as plantas preliminares e projetos do Titanic II, que será construído na China, o magnata da mineração afirmou que a embarcação terá os nove compartimentos originais e um adicional de segurança.
"Isso serve para garantir que o navio seja perfeitamente condizente com as normas atuais de segurança", explicou Palmer em uma declaração à AFP.
"Também irá aumentar a área acessível aos passageiros", acrescentou.
O novo compartimento terá botes salva-vidas, calhas e tobogãs de evacuação, assim como novos cômodos comuns a todos os passageiros.
Palmer disse que as plataformas mais altas irão abranger os salões, escadas, cabines e outros cômodos semelhantes aos do Titanic original, que naufragou em 15 de abril de 1912, após colidir com um iceberg em seu trajeto para Nova York.
Contudo, os planos da Deltamarin, companhia finlandesa responsável pelo design e engenharia do navio, também incluem uma nova escada de emergência e elevadores de serviço, além de um deck remodelado para conter as acomodações da tripulação, lavanderia e a maquinaria.
O exótico bilionário anunciou que a primeira viagem do Titanic II está agendada para o fim de 2016, quando deve partir da China em direção à Inglaterra para depois seguir seu trajeto original até os Estados Unidos. O interesse foi "extraordinário", disse.
Palmer afirmou que o navio terá um cassino, mas haverá "restrições rígidas" sobre quem poderá jogar.
"Haverá uma espécie de triagem para garantir que as pessoas que joguem tenham dinheiro para bancar as apostas", disse ele, segundo Associated Press na Austrália.
O empresário, que tem uma fortuna estimada em Aus$3,85 bilhões (US$ 3,96 bilhões), de acordo com a revista australiana BRW, contou que a proa do Titanic II terá aproximadamente um metro a mais de comprimento do que o original, para dar mais "estabilidade".
"No entanto, mantivemos a essência do Titanic com a primeira, segunda e terceira classes. Eu acho isso muito importante", considera Palmer.
"Assim, se você comprar uma passagem para a terceira classe, poderá dividir o banheiro, sentar em uma longa mesa para jantar para comer um ensopado irlandês e dançar todas as noites", brinca o empresário, que diz que ele próprio vai viajar de terceira classe.
Palmer não confirmou o valor do projeto, mas afirmou não estar buscando parceiros financeiros para reconstruir o navio, cujo naufrágio completou um século.
"Se você procura parceiros, as coisas podem não se concretizar. Isso é apenas para eu dar um pequeno passeio ao redor do mundo", disse.
Houve certo ceticismo quando Palmer anunciou em abril seus ambiciosos planos de construir o Titanic II com as mesmas dimensões de seu antecessor.
Embora ainda não tenham sido aprovadas, para Palmer, as plantas demonstram o compromisso de sua companhia, a Blue Star Line, com o projeto, e permitem que a chinesa CSC Jinling Shipyard inicie os trabalhos.
O navio terá quase 270 metros de comprimento e uma tonelagem bruta estimada de 65.000 toneladas.
O Titanic original, construído em Belfast, na Irlanda, afundou em sua primeira viagem, de Southampton para Nova York, matando mais de 1.500 pessoas, entre passageiros e tripulação.
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Concurso EFOMM 2013
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo EFOMM 2013.
Os interessados podem acessar o site do CIAGA, https://www.mar.mil.br/ciaga/, onde está disponível todo o cronograma para o processo.
Veja algumas das condições para inscrição e principais datas:
· Ser brasileiro (ambos os sexos), com idade entre 17 e 23 anos em 28 de janeiro de 2013
· Ser solteiro, não viver em concubinato ou união estável e não ter filhos
· Não ser ex-aluno de EFOMM, não ter sido excluído, a bem da disciplina ou por inaptidão ao oficialato, de qualquer escola preparatória ou de formação das Forças Armadas ou Auxiliares, nem ter sido excluído, a bem da disciplina, do Serviço Ativo ou do Serviço Militar Inicial (SMI) de qualquer organização militar
· Ter autorização do responsável legal para incorporação à Marinha do Brasil, quando menor de 18 (dezoito) anos
11 a 29/07/2012 Período de Inscrições
Até 24/08/2012 - Divulgação dos candidatos inscritos e dos locais de realização das provas do Exame de Conhecimentos.
01/09/2012
1ª Etapa - Exame de Conhecimentos (1ºdia).
7h30: abertura dos portões.
8h30: fechamento dos portões.
9h30 às 13h30: aplicação das provas de Português, Redação e Inglês.
02/09/2012
1ª Etapa - Exame de Conhecimentos (2ºdia)
7h30: abertura dos portões.
8h30: fechamento dos portões.
9h30 às 13h30: aplicação das provas de Matemática e Física.
Até 24/09/2012 - Divulgação da classificação inicial e da convocação para a Reunião de Instruções.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Pra quem gosta de histórias sobre navegação e... cerveja
A Cervejaria Bohemia inaugurou há dois meses em Petrópolis um museu sobre a história da cerveja. Um dos destaques é a história mostrada em um dos estandes de como a cerveja se expandiu pelo mundo. Através das grandes navegações, claro. O Blogueiro Mercante esteve lá e fez um pequeno registro. Quem quiser saber mais detalhes sobre o museu, clique aqui.
segunda-feira, 9 de julho de 2012
domingo, 8 de julho de 2012
Praia de Niterói tem nome de navio que encalhou
Sabemos muito bem que o mar e os navios exercem a curiosidade e a paixão de quase todo mundo. Não apenas de marinheiros. E no facebook não é diferente. vejam a foto e o texto que circulou essa semana na rede social sobre a história do navio Camboinhas e a praia do litoral fluminense.
"O Navio Camboinhas, encalhou na primeira semana de junho de 1958. O fato acabou dando o nome de Camboinhas a praia mais bonita de Niterói.
O Camboinhas vinha da Argentina já apresentando muitos problemas durante a viagem. Na altura da Restinga da Marambaia as máquinas pararam e o navio teve de ser rebocado pelo Rebocador Falcão.
Na quarta-feira (27.05) o cabo de reboque partiu e devido à forte ventania o Camboinhas, acabou por encalhar na praia de Itaipu (hoje, esta parte da praia é chamada de Camboinhas), na cidade de Niterói, RJ. Trident, Triunfo e Comandante Dorat, além dos navios Imperial Marinheiro e Solimões.
Para tentar o desencalhe, foi enviada a Corveta V 20 (Angostura), da Marinha do Brasil, porém, esta corveta acabou por encalhar na mesma praia".
Assinar:
Postagens (Atom)