domingo, 18 de março de 2012

Submarino alemão bombardeado durante a Segunda Guerra é localizado no Brasil pela Família Schurmann

O Fantástico mostrou hoje. Para ver o vídeo, clique aqui. Abaixo o texto da matéria divulgada no site do programa.

"O U-513, conhecido como Lobo Solitário, foi localizado perto do litoral catarinense. Navegadores querem expor o material em um museu para preservar a memória da embarcação. 

O gigante de 760 toneladas é um submarino alemão. Ele foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e afundou em águas brasileiras. As imagens inéditas foram gravadas a quase 130 metros. 

Mergulhar nesta profundidade é muito arriscado. 

“Nós tivemos que mergulhar com um robô que trabalha com plataforma de petróleo. Ele tem luzes e vai filmando tudo lá embaixo”, conta o comandante da expedição, Vilfredo Shurmann. Ele mostra um canhão coberto de musgos. “São 68 anos lá embaixo”, ressalta. “O submarino está tombado mais ou menos a 45 graus. Só foi destruído na popa e um pouquinho na proa. Ele está ‘inteiraço’”. 

Pouca gente imagina que a guerra chegou tão perto do Brasil. A missão dos submarinos alemães na costa brasileira era atacar navios que abasteciam os países inimigos. O pesquisador Telmo Fortes escreveu um livro inspirado nesta história. O submarino U-513, conhecido como Lobo Solitário, foi bombardeado por um hidroavião americano. 

“O submarino embicou imediatamente com os hélices ainda girando. Os aviadores enxergaram isso e se foi para o fundo. Aliás, o fundo ali é muito perto. O submarino tinha 76 metros de comprimento, e o fundo tinha 120. Então, em uma viagem de dois segundos ele já estava batendo no fundo do mar”, explica Fortes. 

O U-513 carregava 22 torpedos, 44 minas e 53 tripulantes, dos quais apenas sete sobreviveram. Foram dois anos de buscas e dezenas de expedições. Encontrar o Lobo Solitário foi uma proeza e tanto. 

“Nós tivemos que fazer pesquisas na Alemanha e nos Estados Unidos, nos arquivos secretos da Segunda Guerra, para poder colher essas informações e poder mapear exatamente onde se encontrava o U-513”, conta a pesquisadora Heloísa Schurmann. 
A equipe comandada pela Família Schurmann rastreou o fundo do mar com a ajuda de equipamentos sofisticados e localizou o submarino ao leste de Florianópolis. 

Agora a Família Schurmann quer desvendar os segredos guardados dentro do submarino. Mas, para entrar no U-513 e explorar este tesouro, ainda é preciso uma autorização da Marinha. 

“Dentro do submarino nós temos o ‘enigma’, que é uma máquina de códigos que ficou famosa. Tem muitas coisas dentro do submarino, desde rádios, uniformes, talheres”, diz Vilfredo. 

O sonho da família de navegadores é expor tudo isso em um museu e preservar a memória do Lobo Solitário". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário