domingo, 13 de maio de 2012

Blogueiro Mercante de olho na Mídia: litoral brasileiro é destaque de coleção da Folha sobre fotos antigas do Brasil

Deu hoje na Folha. Bom para os amantes do nosso litoral (todos nós) e especialmente para quem gosta de fotos.


Redescoberta da beleza heterogênea do litoral brasileiro é destaque da Coleção

DE SÃO PAULO

17º volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil, que chega hoje às bancas, registra em imagens os variados cenários que se sucedem ao longo dos 7.367 quilômetros de litoral do Brasil onde se localizam algumas das mais famosas praias do mundo.
Como no espaço mudam os cenários, mudaram, no tempo, os costumes dos balneários no país, dos maiôs comportados de 1930 aos ousados biquínis que iam ganhando as areias nos anos 50.
Marc Ferrez/Acervo IMS
Arrecifes e porto do Recife, em foto de 1875
Arrecifes e porto do Recife, em foto de 1875

O litoral também é local de trabalho, como destacam as imagens dos barcos pesqueiros enfrentando as ondas.
Heterogênea por natureza, talvez a costa brasileira tenha mesmo por único denominador comum a sua diversidade, que inclui das jangadas do Ceará ao ideal de sofisticação urbanística de Copacabana, no início do século 20.

COLEÇÃO
A coleção, dedicada a apresentar algumas das fotografias mais importantes realizadas no país entre 1840 e 1960, tem 20 volumes. O resultado é uma seleção de grandes acontecimentos e cenas cotidianas, uma história ilustrada do país por meio da fotografia.
As cenas foram captadas por fotógrafos que entraram para a história como testemunhas oculares e protagonistas da consolidação da técnica como arte no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário