domingo, 6 de maio de 2012

Blogueiro Mercante e as novas tecnologias: Blogs e redes sociais são boas opções para divulgar e modernizar negócios

Deu hoje na Folha de S. Paulo. Boas dicas.

Seu site é útil?
Em outros tempos, ter um endereço eletrônico na internet era suficiente; hoje, é preciso ir além da divulgação do produto ou da empresa e criar conteúdo
ANA MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Como agarrar o consumidor por mais tempo que o da de duração de uma compra?, indagam-se as empresas ao desenvolver seus sites.

Só por estarem ali, na rede, oferecendo um produto, esses endereços eletrônicos não despertam interesse suficiente para fazer com que o usuário queira frequentar a página todos os dias.

Pior ainda quando o site dispara uma música horrenda. Aí o internauta não volta mesmo.

A estratégia para conquistar consumidores na internet é gerar conteúdo e oferecer informações úteis e serviço, dizem os especialistas.

E a tendência entre os melhores sites empresariais segue o que está na moda no habitat virtual: inspirar-se no formato de blog e marcar presença nas redes sociais.

"Site estático é coisa do passado. Na internet, o conteúdo é rei. É uma maneira de alavancar a sua empresa nas buscas feitas no Google", afirma Leandro Kenski, especialista em marketing digital e CEO da Media Factory.

"O conteúdo ideal deve ser focado no internauta e nas suas necessidades, e não somente no produto vendido pela sua empresa", aponta Gustavo Carrer, consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Por essa lógica, se você tem uma farmácia, vá além das ofertas e promoções. Desenvolva conteúdo que faça bem à saúde do cliente, como dicas de saúde e de bem-estar.

"O segredo é mostrar mais interesse no consumidor do que na venda em si", diz Carrer (veja abaixo alguns erros e acertos comuns).

Antes mesmo de abrir as portas para o público, a Mygloss (www.myglossacessorios.com.br), de acessórios femininos, lançou um blog com dicas e tendências de moda.

MAIS QUE O PRODUTO

Depois de dois anos de blog e um ano de loja -hoje são quatro no total-, a Mygloss passou de 60 mil seguidores no início para 550 mil.

"Um bom site é focado na prestação de serviço. No blog, oferecemos uma consultoria de moda gratuita", conta Rodrigo Stocco, diretor-geral da empresa de vestuário.

A Mygloss tem três funcionários que atualizam o conteúdo e interagem com clientes no Facebook.
Para Kenski, não é preciso ter muitos recursos financeiros para investir na comunicação virtual. "Com 1h durante a semana é possível postar algo novo ou participar de alguma rede social", afirma.

Patrícia Lorenzino, diretora de mídia da RealMedia, especializada em marketing digital, recomenda que os micro e pequenos empresários aumentem aos poucos o conteúdo do site e a interação com o público.
É preciso, no entanto, ter cuidado com o "cortar e colar", que configura plágio e é considerado crime. "Replicar conteúdo originalmente produzido por outra pessoa ou empresa pode pegar muito mal entre os clientes", diz Carrer, do Sebrae.

Em vez disso, cite a fonte ou publique antes um comentário pessoal da notícia veiculada por revista ou jornal.
Lorenzino lembra que, além de econômica, a internet permite uma comunicação mais direcionada. "É possível atingir de maneira mais precisa o público-alvo e ter um melhor resultado", afirma.

BOMBAR NA WEB

A Emme, empresa de vestuário feminino com 18 lojas no país, nunca fez anúncio em revista ou distribuiu panfleto na rua. Todo o seu investimento em comunicação está concentrado na internet.

A marca está presente em 14 redes sociais e tem um blog constantemente atualizado.

"Nas mídias sociais, o crescimento não é progressivo, é exponencial. Uma pessoa que compartilha um post distribui a informação para, por exemplo, 206 novos amigos", diz Cadu Alves, gerente de comunicação digital da Emme.

Enquanto as redes sociais transformam-se em valiosa ferramenta de divulgação, também abrem espaço para que clientes postem críticas. Nesse caso, especialistas alertam que é preciso respondê-las imediatamente.

"Nunca se deve ignorar ou apagar uma crítica postada. Procuramos tratar da queixa o mais rápido possível e usamos as críticas como aprendizado", afirma Stocco, diretor-geral da Mygloss.


FRASES

"Nunca se deve ignorar ou apagar uma crítica postada. Procuramos tratar da reclamação o mais rápido possível e usamos as críticas como aprendizado"
"O conteúdo ideal deve ser focado no internauta e nas suas necessidades, e não somente no produto vendido pela empresa"
"A vantagem dessas plataformas é permitir que o empresário alimente o seu website com novidades, fotos e vídeos de maneira simples, como se fosse um blog"
LUCIANA CAPOBIANCO
diretora-executiva da Plano Digital

Animações em Flash e música espantam cliente
Especialistas em marketing digital são unânimes: um site atrativo é descomplicado, leve e fácil de navegar. "Quanto mais simples, melhor", garante Rodrigo Furtado, gerente de marketing do Google para B2B ('business to business', de negócios entre empresas). O importante é oferecer informações diretas e ter um site que não demore a carregar.

Estudos recentes do Google mostram que uma demora de décimos de segundos pode significar a distração e a perda de um cliente em potencial.

Além da lentidão, músicas, textos mal escritos e fotos de baixa qualidade são, para Gustavo Carrer, consultor do Sebrae, erros imperdoáveis. "Nunca entendi qual a função da música em um site."

Carrer destaca que, hoje, é fundamental que um site seja construído com plataformas que permitam o acesso por meio de tablets e de smartphones. "Animações em Flash, por exemplo, não abrem em um iPhone".

EMPRESA CONECTADA

WORDPRESS
É uma das plataformas gratuitas mais usadas por designers e por empresas
Possibilita que o microempresário crie o site de forma simples e intuitiva
Conteúdo gerenciado e atualizado como um blog
Exige domínio na internet (cerca de R$ 30 por ano) e hospedagem (de R$ 20 a R$ 60 por mês)
Site: www.wordpress.org

JOOMLA!
Plataforma usada para a produção de sites mais complexos e elaborados
Permite que micro e pequenos empresários atualizem o conteúdo sem sair de casa ou do escritório
É preciso adquirir domínio na internet e contratar empresa de hospedagem
Site: www.joomla.org

CONECTE SEU NEGÓCIO
Google, Sebrae e Yola criaram o programa Conecte Seu Negócio
Projeto permite que o empresário tenha um domínio na web e crie um site
No primeiro ano, o domínio e o site são gratuitos
Depois de fazer o portal, o Google oferece um crédito de R$ 150 para investimento no Adwords, programa de "links patrocinados" da empresa
O crédito vale pelo primeiro ano no programa. No segundo, é preciso pagar R$ 80 por ano
Para efetuar o cadastro, é preciso entrar no link "Comece Já" e preencher um formulário
Site: www.conecteseunegocio.com.br

Fontes: Rodrigo Furtado, gerente de marketing Google para B2B,www.conecteseunegocio.com.br e Luciana Capobianco, diretora-executiva da Plano Digital



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